Trajetória


Paulo Ritter, uma história com Canoas




Ato de entrega dos uniformes

Paulo Ritter nasceu em 12/11/1963. Cursou Ciências Sociais na Unisinos, época em que se dedicou ao pequeno comércio da família. Iniciou sua militância política e comunitária na década de oitenta. Em 1988, assume a chefia de gabinete do então vereador Jairo Jorge. Em 1992, é convidado para assessorar o deputado estadual Marcos Rolim na Assembleia Legislativa, momento que enfoca conceitualmente o paradigma dos direitos humanos em suas lutas sociais. Em 1996 é eleito vereador da cidade de Canoas, sendo o primeiro petista a ocupar a presidência da Câmara Municipal. No segundo mandato como vereador (2004), Ritter alicerça os seus projetos e iniciativas em uma visão global de cidade. 

Nos dois mandatos como vereador apresentou as seguintes iniciativas: a criação do Prêmio Picucha Milanez, homenagem anual às mulheres de Canoas que se destacam em suas áreas de atuação; regulamentação da lei que normatiza as eleições diretas de diretores e diretoras com a participação da comunidade escolar; criação da Escola Vitória para Surdos no bairro Mathias Velho; autoria do Projeto de Lei que passa a denominar o Parque Municipal Fazenda Guajuviras como área de preservação ambiental; instrumentalização dos conselhos municipais existentes tornando-os deliberativos; criação dos conselhos de meio ambiente, da cultura, da segurança e com o movimento de mulheres, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CONDIM).

Após os dois mandatos de vereador, Paulo Ritter é convidado pelo então Ministro da Educação Tarso Genro para coordenar, no Sul do Brasil, o projeto educacional Escola de Fábrica. No ano de 2006, assume, a convite de Jairo Jorge, a Diretoria Geral da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Comunitário da Ulbra. Nesse período institui no Brasil o primeiro curso de preparação das juventudes para a prova do ENEM, os cursos populares de inglês e espanhol e os telecentros nos bairros populares. 

Em 2008, é nomeado Secretário de Educação de Canoas. Após três anos de grandes transformações na política educacional do Município, deixa o legado de um modelo de gestão inovador com foco na promoção da autonomia e na participação. Implanta o sistema de gestão compartilhada, com repasse mensal de recursos que permite total autonomia a diretores e diretoras na gestão das escolas. Viabiliza a aquisição e distribuição de uniformes e kits escolares a 30 mil estudantes da rede municipal, além do fornecimento de 550 mil refeições/dia, com elevado valor nutritivo, nas 73 escolas municipais. 


A implantação do Programa Escola Comunidade – Educação Integral, com oficinas de esporte, direitos humanos, meio ambiente, saúde, matemática, entre outras, contribui há três anos para a formação integral de crianças e adolescentes. O novo Plano de Carreira, realizado de forma participativa e democrática com educadores e Sindicato, faz parte de uma nova política de valorização profissional. Concurso Público para 510 novos educadores, oferecimento de cursos de extensão, pós-graduação, mestrado e doutorado aos professores da rede, custeados pela SME, são também parte do processo de qualificação da Educação de Canoas. 

A construção, em andamento, de 12 escolas de Educação Infantil e duas de Ensino fundamental, a ampliação e reforma em 22 escolas e construção de um ginásio esportivo na EMEF João Paulo I fazem parte do processo de ampliação da rede escolar. São três anos de grandes conquistas para Canoas. Em janeiro de 2012, com o apoio do prefeito Jairo Jorge, Paulo Ritter assume o mandato de vereador. Consciente da importância de colaborar em todas as frentes necessárias para a cidade, Ritter assume a liderança do governo na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário