sexta-feira, 22 de julho de 2011

Respirar leitura!

Todos lemos  [...] para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para começar a compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, como respirar, é nossa função essencial.

MANGUEL, Alberto.Uma história da leitura.São Paulo:Companhia das Letras,1977. 

     Alicerçada nas palavras de Manguel,  a Diretoria de Ensino Fundamental, através  da Unidade de Letramento vem, a partir de 2011, contribuir  para que a leitura e escrita  sejam atividades norteadoras  de todas as áreas do conhecimento.     
     O professor, em primeiro lugar, é um LEITOR, condição necessária para que possa assumir, com competência, seu papel de mediador entre o aluno e o conhecimento que ele deverá construir sobre leitura e escrita.
    Nessa perspectiva, a Unidade de Letramento está promovendo junto às EMEFs um trabalho direcionado, segundo Manguel, à nossa função social: respirar Leitura.   
   Proposta que vem se solidificando através dos programas e projetos que esta Unidade  coordena e desenvolve.

CANOAS PARA E LÊ

Promove ações que mobilizam a comunidade escolar a participar da difusão do livro, da constante qualificação e ampliação de espaços de leitura. Ápice em momento único de leitura semanal nas 42 EMEFs e Secretaria Municipal de Educação.

JORNAL NA SALA DE AULA

Fomenta o hábito da leitura e escrita através de veículo público de comunicação. São 42 EMEFs em contato direto com as notícias de nossa cidade, sempre nas segundas-feiras.

FOME DE LER

O universo literário e escritores integrados ao espaço escolar. Vida e obra numa cúmplice relação entre os que fazem e os que são história. Em 2011, são 26 EMEFs contempladas com o Programa, 45 exemplares de cada 2 obras do escritor escolhido e visita deste à Escola.

LER É SABER

Objetiva a leitura em sala de aula, sempre com temas diferenciados e de interesse do educando. A cada trimestre são distribuídos 20 mil exemplares às 42 EMEFs.

MÚSICA NAS ESCOLAS

Socializa novos saberes em relação à música, suas bases e seu contexto atual. Professores das séries iniciais e Artes diretamente  envolvidos em processo de formação e multiplicação dos saberes.

LIVRO E LEITURA

Desenvolve e multiplica atividades culturais e de estímulo ao Livro, Leitura e Literatura. Multiplicadores: Professores do Projeto Livro e Leitura.

FORMAÇÃO CONTINUADA

Novas possibilidades através da contemporaneidade lingüística. Descobertas e socialização de práticas com vista à integração de todas as áreas do conhecimento, em especial, à leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático. Professores da rede. Estagiários e oficineiros do Programa Escola-Comunidade/Mais Educação contemplados com a formação continuada.

AGENTES DE LEITURA

Desenvolve talentos, saberes e fazeres, através da leitura compartilhada, proporcionando à comunidade o acesso à produção cultural. Beneficiadas 250famílias de cada quadrante. 

Texto enviado pelos colaboradores :
Elisete Izabel Aliatti, Eunice lanes Berté e Israel Tavares Boff

Unidade de Letramento
Diretoria do Ensino Fundamental
Secretaria Municipal de Educação
Canoas/RS









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