terça-feira, 11 de outubro de 2011

Governo que se destaca por homens que fazem diferença.

É este o governo em que acreditamos e que pretendíamos para Canoas. A administração Jairo Jorge mais uma vez é destaque nacional e sua ações voam em forma de notícia e referência para além dos limites territoriais brasileiro. 

ANIVERSÁRIO DO PROGRAMA IMPLANTADO NO BAIRRO GUAJUVIRAS. 

Desafio para segurança pública.

Por Eduardo Pazinato*

Os resultados auferidos pelo Território de Paz Guajuviras na cidade de Canoas, situada na região metropolitana de Porto Alegre, sinalizam um caso concreto de êxito na redução da violência letal tanto nesse bairro, em que, comparando o primeiro semestre de 2011, dois anos depois da implantação do programa, com o primeiro semestre de 2009, houve uma redução de 73,6% dos homicídios, quanto na cidade, cuja diminuição desse indicador foi de 43,5% nesse mesmo período. Mais do que percentuais, o que importa é que 59 vidas foram salvas! Leia mais...

Guajuviras: Uma experiência de paz
Por Alberto Kopittke
Uma matéria de capa da Zero Hora dominical de 2009 dava ao bairro Guajuviras do município de Canoas, o triste título de ‘ A Bagdá Gaúcha’. Na época, a comunidade com 70 mil habitantes era assolada diariamente pela violência.
Hoje, o Território da Paz Guajuviras, completa dois anos alcançando uma redução de 75% nas mortes violentas. Este projeto inspirado e financiado em grande parte pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e implementado pela Prefeitura de Canoas, tornou-se uma referência em todo país, apontado recentemente pela UNESCO como uma das três experiências mais exitosas de redução da violência no Brasil.
É importante ressaltar que o programa jamais teria saído do papel se não fosse coordenado de maneira totalmente integrada através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), Instituto Geral de Perícias, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e todos os órgãos de fiscalização da Prefeitura de Canoas, numa experiência inédita no RS.
A integração entre  Ministério Público, Brigada Militar e Polícia Civil, possibilitou um exitoso trabalho de inteligência e repressão qualificada, com o cuidado permanente para que tais ações não aumentassem ainda mais a tensão entre os policiais e jovens da comunidade, herdada após tantos anos de políticas de segurança equivocadas, para ambos os lados.
Além das ações policiais, foram realizadas diversos programas de revitalização para o bairro, como infra-estrutura, iluminação, asfaltamento, melhor atendimento em saúde, investimentos em educação, saneamento básico, recuperação de áreas degradadas. Ao mesmo tempo, foram iniciados mais de dez projetos de prevenção a violência, que reestimularam a mobilização da comunidade, com o foco na juventude e na reconstrução paulatina e consistente da confiança dos moradores no Poder Público.  A tecnologia também teve seu papel importante, através do inédito Sistema de Detecção de Tiros e mais de vinte câmeras de monitoramento, qualificando a atuação dos policiais.
Hoje podemos afirmar com precisão que a qualidade de vida no Guajuviras melhorou com a implantação destes projetos. Estas ações estão garantindo a inclusão social de centenas de moradores, ampliando o interesse e o envolvimento desses jovens, que reencontraram seu lugar na sociedade e agora buscam novos caminhos, não mais o crime nem a violência. Não importa o nome que seja dado, os dois anos do Território da Paz Guajuviras, nos mostraram o caminho a seguir para a construção de um Rio Grande da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário