sábado, 24 de setembro de 2011

Semana Farroupilha: cultura e participação!

A Secretaria Municipal de Educação vem participando e desenvolvendo ativamente projetos que dizem respeito a questões socioculturais que permeiam a educação do nosso município. Em 05 de setembro, representada pelas Diretorias do DEF, UEJA, DEI, DP  e Gerência do Canoas Jovem, juntamente com EMEFs e EMEIs, estivemos presente na guarnição da Pira.
Dando continuidade às festividades alusivas à Pátria, de 10 a 20 de setembro, através desta Secretaria, em parceria com a Cultura, 53 de nossas escolas, estiveram participando de atividades no Parque Eduardo Gomes. Dentre estas, foram prestigiadas Contações de Histórias com Boneco Juca, Boneco Bastião, Teatro Negrinho do Pastoreio, Oficina de Brinquedos Folclóricos, de Chimarrão, de Culinária, de Fandango, Encontros com Escritores, Roda de Leitura, além de Filmes e Mostra de trabalhos de alunos.
A diversidade cultural, como uma constante no Parque, representa o quanto estamos engajados e à frente de um olhar, propenso ao que se inova e enriquece a cada dia nosso espírito crítico e criador.
E, nessa perspectiva, no dia 16 de setembro, a Secretaria de Educação, esteve, no Galpão da ASMC, numa  extensão de nossa sede, desenvolvendo seu efetivo trabalho. Estar junto às Escolas e compartilhar momentos de aprendizado e euforia,  demonstraram  a sintonia de uma educação  alicerçada a conceitos  de pluralidade e envolvimento pleno, com ações que desencadeiam o bem-estar de nossas crianças.
Na oportunidade, o Secretário Paulo Ritter, mostrou suas habilidades artísticas, com a apresentação da dança do pezinho. Participou ativamente das propostas em companhia dos alunos das EMEFs Gonçalves Dias, Santos Dumont, Ceará  e EMEIs Vó Picucha, Mãe Augusta, e Tia Maria Lúcia, bem como saboreou um delicioso chimarrão, num clima de descontração e gostosa harmonia.
Planejar, desenvolver, participar são  algumas das ações que demonstram a base sólida de uma educação que se preocupa com a integralidade do ser humano. Anseios e composição de um todo se voltam para a  formação de um cidadão pleno e consciente, que busca  suas realizações e constante melhora da qualidade da sua e da vida do nosso planeta.

  * Texto enviado pela  UNIDADE DE LETRAMENTO/DEF-SME








                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário