Hoje foi um dia muito especial para educação de Canoas. Estive na EMEF Max Oderich, no bairro Mathias Velho, assistindo junto a Comunidade educativa e cerca de 100 adolescentes a primeira de uma série de palestras do projeto “Circuito Papo Reto”, com o comunicador e ativista social Manoel Soares. organizadas pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Segurança e CUFA -Central Única das Favelas-, que acontecerão nas escolas municipais de Canoas.
De uma forma muito ilustrativa, Manoel passou aos jovens desta escola uma mensagem de esperança e enfrentamento as questões ligadas à violência e drogadição. O projeto alvitra espaços de diálogo e busca qualificar e potencializar a escola pública, desenvolvendo ações preventivas e permanentes de prevenção à violência.
Estar neste momento partilhando com a escola a fala contundente de Manoel sobre o imperativo do diálogo sobre a vida na escola e fora da escola, buscando qualidade no convívio entre os diferentes atores que compõe a comunidade escolar: alunos, professores, pais, funcionários e equipe diretiva foi de extrema importância e nos deixou uma certeza: estamos no caminho certo na busca por uma educação mais cidadã, onde os valores e virtudes humanas são o norte para nossas ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário