sábado, 3 de setembro de 2011

Desfile Cívico - 03/09/2011




DESFILE CÍVICO:
"CANOAS, CIDADE QUE PARA E LÊ!"


         Nossa Cidade vislumbra horizontes promissores no caminho da Educação Municipal. Dentre todas as atividades propostas em nível de desenvolvimento cognitivo, projeta-se a leitura como protagonista. É comprovada a ascendência educacional quando os alunos militam o hábito da leitura. Ela informa, aumenta o vocabulário, fornece argumentos, auxilia no conhecimento da estrutura da língua, corrige ortografia, dá prazer, produz frutos para a vida extramuros escolares. Em suma, a leitura conduz à consciência crítica, humaniza, subsidia a autonomia cidadã.
                Sabe-se que hábitos são criados e para persistirem, necessitam ser cultivados, prescindem perseverança. Assim esta Secretaria tem promovido várias interações no sentido de fortificar a leitura entre nossos alunos, desde a idade mais tenra –  fortalecimento das virtudes universais através da feitura e distribuição do Polígrafo Virtudes Universais em Textos Atemporais, cujos textos pautaram a Caminhada Cívica; possibilidade de acesso para nossos alunos às atividades culturais da 27ª Feira do Livro de Canoas...
                Nas Escolas Infantis, o livro é material de consumo. Isso é orgulho de educador. Às crianças é propiciada a interação com este tesouro de conhecimento e fantasia.
                A abrangência do Projeto Canoas Para e Lê credencia esta Secretaria quando afirma: a leitura é protagonista no enredo escolar municipal canoense.
                Todas estas ações não são estanques. Desta forma, as Diretorias de Ensino Fundamental e Educação Infantil propõem mais uma estratégia pedagógica – Projeto Canoas, Cidade que Para e Lê – que iniciará no mês de agosto, abrilhantado pelo Desfile Cívico, em 03/09. O mesmo está alinhado às atividades acima elencadas, visando à continuidade de ações, fomentando e intensificando o hábito da leitura em nossos alunos. Esta é a aspiração das 73 Escolas Municipais de Canoas e de nosso secretário, senhor Paulo Roberto Ritter, que também compactua deste propósito, estimulando boas práticas.
Eunice L. Berté.
*Texto pelas Diretoria de Ensino Fundametal/SME


Nenhum comentário:

Postar um comentário