domingo, 11 de setembro de 2011

CANOAS - ESTA HISTÓRIA É A GENTE QUE FAZ!

                                                    Estação Ferroviária de 1874

História de Canoas. ESTA HISTÓRIA É A GENTE QUE FAZ! Conte a sua parte...

 CANOAS - ESTA HISTÓRIA É A GENTE QUE FAZ!
(Relate-nos a sua relação com esta cidade e as coisas e fatos que você viu e viveu por aqui. Ajude-nos a compôr esta matéria).

UCRANIANOS EM CANOAS

Texto extraído do livro: Canoas Para Lembrar Quem Somos, Editora La Salle, Niterói - 1995.

                                                                                                                        Igreja na década de 50.
 
A chegada de ucranianos e Niterói, Rio Branco e outros localidades, deu-se a partir de vários pontos do nosso pais. Nem todos vieram diretamente da Ucrânia para Canoas... A primeira família de ucranianos a estabalecer-se em Niterói foi a do Nicolau Sydor em 1932. O Sr. Nicolau, esposa e filha vieram da Austro-Hungria, segundo eles “fugindo do comunismo” junto a um grupo de amigos e conhecidos. Em Porto Alegre alugaram um casarão, na Rua Azevedo para poder começar a vida. Ainda em 1932, o seu Nicolau e a família estabeleceu-se em Niterói...
Hoje a comunidade ucraniana tem sua sede na Rua Protásio Alves, 454 - Niterói - Canoas. Tudo gira em torno da Paróquia da santíssima Trindade que reúne em torno de 60 famílias.
Foi em 1949 que se formalizou o início da comunidade com a construção da igreja. Neste ano veio uma nova leva de ucranianos que, logo, começaram a se preocupar com a vida social e religiosa, mesmo enfrentando grandes dificuldades iniciais, especialmente as financeira porque não tinha emprego. Havia a preocupação de que as crianças não perdessem os hábitos e costumes.
Em 1951 foi organizada a primeira diretoria para dar início efetivo à construção da nova igreja... Leia mais aqui: http://www.solovey.com.br/ucrania_imigracao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário