Música nas Escolas – Uma linguagem universal
De todas as formas existentes de expressão, a música é a única capaz de possuir a propriedade de ser universal onde quer que se esteja. Todos nós precisamos conhecer esta linguagem universal para que possamos ter acesso a um universo que caminha paralelamente ao nosso, o mundo dos sons.
Baseado nos pressupostos de universalidade e democratização ao acesso à arte, a Secretaria de Educação de Canoas buscou proporcionar, baseado na Lei Federal que rege o tema, instrumentalizar e capacitar os professores de Séries Iniciais e Artes das Escolas Municipais.
Está acontecendo desde o dia quatro do mês de julho, e se estenderá até o próximo dia 15 do mesmo mês, as formações específicas em Música, visando proporcionar a todos os docentes não experiência de anos, mas experimentação e vivência no âmbito musical.
A atual gestão da Secretaria de Educação, na pessoa do senhor Secretário Paulo Ritter, percebeu a importância da democratização dessa fatia do saber e auxiliado pela equipe da Diretoria do Ensino Fundamental, desenvolveu um programa de formação chamado Música nas Escolas.
Na primeira semana de formação, focando somente as Séries iniciais, os profissionais envolvidos perceberam a importância do conhecimento da linguagem musical e vivenciaram processos e métodos de musicalização infantil para trabalharem com as crianças. Outro processo interessante apresentado foram as oficinas de construção de instrumentos com sucata, na qual pode-se trabalhar a interdisciplinaridade com as artes visuais e o conceito de cultura de uma forma mais ampla.
Para a segunda semana de formação, desta vez com os professores de Artes, focalizaremos os princípios básicos da Música, apresentando a mesma de uma forma lúdica e prazerosa aos alunos.
Desde o início dos trabalhos relacionados a música, Paulo Ritter se mostrou aberto ao diálogo e apoiou a Diretoria do Ensino Fundamental, departamento responsável pela inserção dos conteúdos de Música, sob todos os aspectos. Desde a instrumentalização até as formações, construímos em parceria, o que julgamos ser a semente de muitos frutos em relação à arte na educação de Canoas.
Texto enviado pelo Prof. Israel Tavares Boff.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir