terça-feira, 28 de junho de 2011

TRAJETÓRIA DE PAULO RITTER - Parte II

Participando do diretório do PT, em 1988, colabora com a campanha de Jairo Jorge a vereador, e participa como um dos coordenadores da campanha. A candidatura expressa a visão do grupo no qual Jairo e Paulo participam, revelando o diagnóstico de uma cidade dividida e ausente de participação dos cidadãos na vida da cidade. Sintetiza este momento no slogan: Acenda a Luz na Cidade, uma ideia de contraposição ao conservadorismo que marca, ao mesmo tempo, a ascensão e a visibilidade pública do movimento comunitário no cenário municipal. Vislumbra-se aí, já a gênese da luta que será uma constante em sua vida política: a promoção da participação popular radical.

Com a vitória de Jairo como Vereador mais votado no município de Canoas, Ritter é convidado a exercer a chefia do seu gabinete.  A marca do exercício do mandato se articulou em três premissas: oposição sistemática ao governo do Prefeito Lagranha, este governando com perfil autoritário e conservador; dar luz e voz ao parlamento canoense, articulando iniciativas parlamentares com o movimento popular, principalmente pelo direito à moradia; terceiro, relator da Lei Orgânica Municipal, consolidando instrumentos constitucionais de uma cidade credenciada a se democratizar e melhorar a vida de todos os canoenses. Uma construção árdua na promoção dos cidadãos e cidadãs da cidade, habituados a uma visão paternalista do Estado, passando a assumir cada vez mais seu protagonismo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
        Na conquista pelo direito à moradia, Jairo e Paulo participaram na luta, entre tantas outras, na Vila João de Barro no bairro Niterói, na Av. Esperança no Guajuviras, na  Rio Branco e no Jardim Vitória na rua Esperança.

*Esta história de lutas e  conquistas continua...acompanhem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário