segunda-feira, 20 de junho de 2011

“Nosso desafio é fazer tudo ao mesmo tempo”

Paulo Ritter nos recebe em sua sala na Secretaria de Educação com um entusiasmado aperto de mão. Informado sobre quem iria entrevistá-lo, abre logo um sorriso e diz: “Ah, o Pitol? Leio teus artigos em O Timoneiro toda semana”. Meus agradecimentos são interrompidos pelo toque do celular.
Enquanto o secretário atende, sua assessora passa ao nosso lado para atender ao telefone – desta vez,
o fixo – que toca ao mesmo tempo. À mesa, o computador divide espaço com dezenas de papéis e anotações soltas. Atrás da cadeira do visitante, encostada à parede está uma carta de intenções destinada a todos os integrantes da secretaria, cobrando comprometimento e resultados. Ritter deixa seu celular e vira-se em nossa direção, pedindo desculpas. Sem problemas: nas próximas 1h20min de entrevista o celular tocará mais uma meia dúzia de vezes (ou talvez mais) e o secretário, mui educadamente, o ignorará. A voz de Paulo Ritter é entusiasmada, vibrante, elétrica: sabe que não tem tempo a perder. Comanda uma secretaria que ficou marcada no passado por denúncias de corrupção e sabe que todos os olhares estão direcionados para ele. Além disso, lida com as conhecidas carências da cidade na área educacional, tantas que são até difíceis de enumerar. Pergunto-lhe: se é tanta coisa, o que é preciso fazer primeiro? Resposta dele: “Tudo. Nosso desafio é fazer tudo ao mesmo tempo”. E o tempo urge. Canoas não para e as necessidades na área da educação fazem do secretário Paulo Ritter um homem sem um minuto a perder.

Fonte:O TIMONEIRO I ENTREVISTA I CANOAS, 4 A 10 DE DEZEMBRO DE 2009. “Nosso desafio é fazer tudo ao mesmo tempo”. Paulo Ritter, secretário de Educação - Jornalista: Celso Uequed Pitol


Nenhum comentário:

Postar um comentário